Como calcular o CAC da minha empresa?

Entenda de maneira fácil!

O CAC ou Custo de Aquisição de Clientes, como o seu próprio nome sugere, é uma métrica utilizada para descobrir quanto uma empresa investe para adquirir um novo cliente. O indicador aponta todos os investimentos feitos em marketing e vendas para gerar receitas com os produtos e/ou serviços de um negócio. Agência de Marketing em Balneário Camboriú Agência de Marketing em Itapema Agência de Marketing em Joinville

Conhecer o valor do CAC te ajudará não só a tomar decisões estratégias, mas também a conseguir definir metas para garantir um bom faturamento. Através desta métrica, você consegue identificar quais canais e estratégias de marketing trazem mais clientes a um menor custo. Com essa informação, você poderá direcionar melhor seus investimentos e estabelecer um teto para as campanhas de marketing e até os cortes que devem ser feitos para garantir uma boa saúde financeira. Vale destacar que o cálculo deve ser feito sempre considerando os investimentos e novos clientes adquiridos no mesmo período.

 

Agora que você já sabe o que é o CAC, é preciso entender que existem 2 pontos que precisam ser considerados, antes de aplicar a fórmula de cálculo do CAC. Um deles se refere à origem do cliente. Isso por que, apenas os clientes obtidos diretamente pelo uso das estratégias de marketing e vendas podem ser considerados no cálculo. Caso contrário, você diminuirá o Custo de Aquisição, com táticas que não podem ser replicadas ou otimizadas por sua empresa.

 

Uma maneira de descobrir isso é realizando uma pesquisa de satisfação, onde você poderá questionar o cliente sobre como ele chegou ao seu negócio. Por exemplo, se o consumidor afirmar que comprou em sua empresa por causa da indicação de um amigo, e você não possui um programa que incentive clientes a indicarem os amigos, então, essa pessoa deve ser desconsiderada.

Já o segundo fator, tem relação com as suas estratégias de marketing e vendas. Ou seja, como o orçamento de marketing e vendas é usado para gerar novos clientes? São realizadas campanhas? Qual o custo da sua equipe comercial? Portanto, existem diversas formas de utilizar o seu orçamento e, por isso, todos os investimentos relacionados à divulgação, relacionamento e vendas de produtos ou serviços devem ser somados. Abaixo, listamos algumas informações que não podem faltar:

  • Gastos com seus profissionais de marketing e comercial;
  • Investimentos em treinamentos e capacitações das equipes;
  • Ferramentas contratadas e assinatura de softwares;
  • Compra de publicidade física ou digital;
  • Contratação de empresas terceirizadas, como agências de publicidade ou marketing.

Uma sugestão que pode facilitar no momento de realizar a conta do CAC, é criando uma planilha com todas as despesas e investimentos feitos pela empresa em determinado período. Com esses dados mapeados ficará muito mais fácil aplicar a fórmula e conhecer o seu Custo de Aquisição por Clientes. Bastando, apenas aplicar uma simples fórmula:

 

CAC = soma dos investimentos ÷ quantidade de novos clientes

 

Por exemplo: Se os investimentos em marketing e vendas foram de 10 mil reais, em um semestre, e a empresa obteve 100 novos clientes, então seu CAC será de R$ 100,00.

 

Agora que você já sabe calcular o CAC da sua empresa, vale ficar atento para outros indicadores, para assim conseguir chegar na tão sonhada receita previsível.

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